Ir para o conteúdo principal

A educação musical é um presente vitalício para dar a uma criança. Estudos têm mostrado que, além de criar um sentido de empoderamento de contentamento e realização, a produção musical ativa estimula habilidades de pensamento de ordem superior, autoexpressão e criatividade, nutre a autoestima, apoia o trabalho em equipe e desenvolve habilidades motoras perceptivas.

Veja algumas maneiras fáceis para despertar o interesse de seu filho pela música.

1. Incentive as habilidades de escuta.

Fazer as crianças explorarem a música e descreverem o que ouvem é uma maneira útil de ajudá-las a desenvolver suas habilidades auditivas.
Escolha uma música para tocar e, enquanto a ouve, faça às crianças algumas perguntas simples sobre o que ouvem, por exemplo:

  • Como você poderia descrever essa música?
  • Que sons você pode ouvir nesta música?
  • Como você se sente com essa música?
  • O que essa música faz você pensar?

Ouvir e descrever dessa maneira pode realmente ajudar no desenvolvimento da comunicação de uma criança.

 

2. Toque junto com a música.

Todas as crianças adoram fazer barulho e tocar instrumentos junto com uma música é uma ótima maneira de experimentar e explorar a dinâmica.
Convide seu filho a brincar o mais baixo ou alto que puder com diferentes criadores de som ou percussão corporal, por exemplo, quão alto podemos bater palmas, quão silenciosamente podemos bater em uma panela com uma colher?
Tocar junto também é uma ótima maneira de descobrir o pulso de uma música – essencialmente, o batimento cardíaco da música, também conhecido como batimento constante.
Normalmente, o pulso é o que as pessoas tocam ou dançam ao ouvir música.
Usando um boneco adormecido, convide seu filho a acordá-lo brincando bem alto e, quando for dormir, brinque em silêncio.

Usando uma marionete, você pode mover gradualmente a marionete para cima e para baixo e pedir ao seu filho para brincar gradualmente mais alto e gradualmente mais baixo.
Isso também funciona com um guarda-chuva, abrindo e fechando gradualmente.

 

3. Explore os diferentes instrumentos que compõem uma música.

Experimente jogar jogos e atividades como uma forma de identificar como uma variedade de instrumentos se combinam para fazer uma peça musical. Convide seu filho para assistirem juntos um vídeo de uma apresentação de uma orquestra. E mostre que diferentes instrumentos na orquestra têm diferentes papéis na música. Ouça os sons das famílias de instrumentos e o papel que eles desempenham na música.

As famílias de instrumentos da orquestra são:

  • Metais – instrumentos como trombetas, trombones, tuba;
  • Cordas – instrumentos como violoncelo, violino, viola;
  • Percussão – instrumentos como bateria, pratos, xilofone;
  • Sopro – instrumentos como flauta, clarinete e saxofone;
  • Teclado – instrumentos como piano, teclado, órgão.

Esta é uma ótima maneira de encorajar a escuta ativa.

 

4. Mexa-se com a música.

Tempo refere-se à velocidade da música e uma ótima maneira para as crianças explorarem isso é fisicamente. Convide seu filho a se mexer enquanto ouve música e observe como ele reage, depois siga e copie suas ideias. Copiar suas ideias físicas mostrará que você valoriza sua criatividade e que a criança é parte ativa de própria atividade.
Algumas crianças podem achar que expressar fisicamente sua resposta à música é muito mais natural do que falar ou tocar instrumentos com a música. Experimente uma ampla variedade de gêneros musicais e observe como seu filho reage.
Experimentar música com um intervalo de tempo pode ser muito divertido.
Ouvir música de todo o mundo, de uma variedade de culturas, proporcionará às crianças experiências de audição ricas.

 

5. Faça seus próprios sons.

Uma ótima maneira de explorar a música é experimentar sons que podem ser criados com a boca. Por que não pensar sobre:

  • Que sons podemos fazer com nossos lábios?
  • Que sons podemos fazer com nossas línguas?
  • Que sons podemos fazer com os dentes?

Experimente encorajar as crianças a descrever os sons que fazem. Ao fazer isso, você estará explorando diferentes sons e incentivando a escuta ativa.
Brincar com os sons da boca é um exercício físico que auxilia os músculos da boca das crianças, o que, por sua vez, auxilia no desenvolvimento da fala.

Explore a cozinha – panelas e frigideiras são sempre úteis para encorajar a exploração de sons, por exemplo, bater em uma panela com uma colher cria um som diferente quando você bate ou ‘balança’ uma panela com a mão.
Experimente quantos sons diferentes podem ser encontrados brincando com utensílios de cozinha ou coisas que você pode encontrar do lado de fora, por exemplo, folhas e galhos.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?