Os primeiros anos da infância são preenchidos com muitos marcos significativos: o primeiro gosto de comida sólida, primeiros passos e primeiras palavras. Começar a pré-escola é outro grande passo no desenvolvimento de qualquer criança.
Os pais devem tomar as melhores decisões para seus filhos e para toda a família. Frequentar a pré-escola pode muito bem ser a primeira coisa de “criança grande” que seu filho fará por conta própria, por isso é importante saber o momento certo.
Então, quando as crianças devem começar a pré-escola? Vamos explorar esse assunto mais a fundo para que você possa estar totalmente informado sobre essa etapa importante da educação de seu filho.
Quantos anos têm os pré-escolares?
No Brasil, as crianças devem ser matriculadas em pré-escola a partir dos 4 anos de idade, conforme o art. 6º da LDB: “É dever dos pais ou responsáveis efetuar a matrícula das crianças na educação básica a partir dos 4 anos de idade”. No entanto, este é o marco legal que estabelece a obrigatoriedade da matrícula no sistema de educação, seja ele público ou particular. Porém, não há idade mínima para que os pais efetuem a matrícula de seus filhos em creches de Centros de Educação Infantil, os CEI´s. A idade e os critérios de entrada variam de estabelecimento para estabelecimento.
Assim, para a frequência em creches não existe uma idade exata; cada família precisa fazer uma escolha sobre o que é melhor para seu filho e o que atende às suas necessidades.
Há uma escola de pensamento que diz que quanto mais cedo melhor, e é verdade que as crianças ganham muitos benefícios por estar em um ambiente escolar, seja ele em creche ou pré-escolar. O ambiente escolar oferece uma oportunidade de crescimento social, emocional e intelectual. Isso é particularmente importante para crianças que passaram a maior parte do tempo em casa com um dos pais ou responsável.
Quais são os benefícios da pré-escola?
Mesmo as crianças mais novas que frequentam os Centros de Educação Infantil (CEI´s) se beneficiarão com as oportunidades de desenvolver suas habilidades linguísticas e sociais. Frequentar um ambiente escolar ajuda as crianças a se sentirem parte de uma comunidade fora de seu ambiente doméstico e aumenta a confiança.
Aos três anos de idade, o cérebro de uma criança é desenvolvido a 90% do tamanho de um cérebro adulto. O crescimento em cada região do cérebro depende em grande parte do recebimento de estimulação, por isso é importante garantir que as crianças sejam expostas a ambientes estimulantes desde o início da vida.
Os benefícios da pré-escola nos quais as pessoas mais pensam são os acadêmicos. As crianças aprenderão o ABC, a contagem básica e talvez como escrever seus nomes. Essas habilidades ajudam a se preparar para o jardim de infância. Mas a pré-escola também oferece estrutura às crianças. Isso é especialmente importante para crianças em idade pré-escolar que não passaram nenhum tempo na creche.
É importante que as crianças aprendam a seguir um cronograma. Isso inclui ser capaz de parar e iniciar atividades quando solicitado, retirar os brinquedos e sentar-se com outras crianças para contar histórias.
Interação Social e Independência.
Aprender a interação social é tão importante quanto o aprendizado acadêmico. Habilidades sociais são uma parte fundamental do jardim de infância e as crianças aprendem a compartilhar, cooperar e trabalhar em conjunto com outras pessoas.
A pré-escola também ensina independência. Os professores orientarão as crianças, mas não receberão tantos cuidados diretos como recebiam na creche. Eles precisarão ser mais autodirecionados quanto a ir ao banheiro, pegar seus próprios lanches e guardar suas coisas.
A pré-escola também oferece ampla oportunidade para atividades físicas. Os exercícios e as brincadeiras extenuantes fazem parte da rotina diária. Isso é importante para ajudar a prevenir a obesidade infantil e também ajuda as crianças a aprender a brincar cooperativamente e interagir com seus colegas.
Portanto, embora não haja nenhuma exigência obrigatória quanto a frequência em creches, muitos especialistas acreditam que é um estágio vital na educação infantil, e ajudará a criança a desenvolver várias habilidades que lhes serão muito úteis quando forem para a pré-escola.