Proporcionar a inclusão social é mais que um direito da criança, é um dever da escola. Portanto, se você ou sua escola está em uma jornada rumo à inclusão ou se está pensando em criar uma sala de aula mais inclusiva, aqui estão algumas estratégias para facilitar intencionalmente a inclusão social em sala:
Mude o plano de assentos – dê aos alunos uma mudança de cenário e alguém novo com quem trabalhar mudando seu plano de assentos várias vezes durante o ano letivo.
- Encontre um terreno comum – jogos, brincadeiras e desafios, dão aos alunos a chance de se conhecerem de uma maneira divertida e informal.
- Trabalho em parceria ou em pequenos grupos – coloque os alunos em duplas ou em pequenos grupos para concluir o trabalho. Dar aos alunos orientações e expectativas sobre o comportamento do grupo pode ajudar a prepará-los para uma experiência positiva.
- Ofereça atividades de recreio estruturadas – o tempo de recesso não estruturado pode ser muito difícil para alguns alunos. Pode ser solitário, estranho ou até caótico. Ofereça alguns jogos estruturados e supervisionados abertos a todos os alunos.
- Use uma linguagem socialmente inclusiva – a linguagem socialmente inclusiva é essencial para criar uma atmosfera de respeito. As escolas devem esperar que os alunos e funcionários usem palavras apropriadas e culturalmente responsivas.
- Encenar situações em que os alunos podem incluir uns aos outros – encenar situações sociais comuns pode dar aos alunos as habilidades de que precisam para interagir com sucesso uns com os outros.
- Defina expectativas de comportamento socialmente inclusivo – comunique claramente suas expectativas de comportamento socialmente inclusivo. Certifique-se de que todos os alunos entendam as expectativas.
- Encontre maneiras de destacar os interesses e pontos fortes dos alunos – incentive os alunos a compartilhar suas coisas favoritas, comemorar o sucesso dos alunos em várias áreas do currículo e demonstrar seu talento e / ou experiência (um ano, tive uma aluna que trouxe sua gaita de foles para a escola e ela tocou algumas músicas para nós).
- Certifique-se de que todos os alunos tenham uma maneira eficaz e apropriada de se comunicar – certifique-se de que os dispositivos auxiliares estejam funcionando corretamente e configurados para que os alunos se comuniquem de forma eficaz com seu grupo de colegas.
- Ofereça oportunidades / locais para os alunos se encontrarem e interagirem em sua sala de aula – crie espaços onde os alunos possam trabalhar juntos, ler juntos, ter discussões, concluir uma atividade ou apenas socializar uns com os outros. Use diferentes tipos de assentos, mesas e materiais para criar espaços acolhedores.
O currículo social transmite os valores, sistemas de crenças e expectativas de comportamento na escola. É tão importante quanto o currículo acadêmico, mas geralmente está “escondido” para crianças com desafios de aprendizagem.
E lembre-se, escolas inclusivas são locais onde as barreiras educacionais são removidas e a igualdade e empatia fazem parte da rotina diária da instituição.