Ir para o conteúdo principal

Superar os desafios da infância pode ser estressante e, às vezes, é preciso fazer uso de alguma forma de acalmar os pequenos em momentos mais difíceis. Separamos algumas dicas para ajudar a acalmar seus pequenos nessas horas.

  • Visualize um lugar tranquilo: peça a seu filho que feche os olhos e imagine um lugar calmo e tranquilo. Em seguida, oriente-os com cuidado para que lentamente comecem a construir uma imagem de como é a aparência, o cheiro e a sensação de estar ali.
  • Cante em voz alta: todo mundo conhece o doce alívio associado a tocar sua música favorita. Mas o ato físico de cantar em voz alta, mesmo que fora do tom, pode ajudar a liberar endorfinas, a substância química que “faz bem” no cérebro.
  • Pinte algo: a pintura não apenas dá ao cérebro algo em que se concentrar além do estressor, mas a participação nas artes visuais tem sido associada à resiliência ao estresse em geral.
  • Tome uma bebida quente: beber uma bebida quente em um dia frio faz seu corpo se aquecer, quase como um abraço por dentro. Oferecer ao seu filho um chocolate quente ou leite aquecido lhe trará uma grande sensação de aconchego.
  • Tomar um banho quente: Depois de um longo dia de trabalho, não há nada mais relaxante do que deitar em uma banheira de água quente com as luzes apagadas e sem interrupções. O mesmo vale para as crianças. Use a hora do banho como uma oportunidade para ajudar seu filho a se descontrair das atividades do dia. Apresente alguns brinquedos de banho simples e permita que seu filho relaxe o tempo que for necessário.
  • Estourar bolhas: Assim como soprar em um cata-vento, soprar bolhas pode ajudar seu filho a controlar a respiração e, portanto, o estado mental. Bônus: correr e estourar bolhas é tão divertido quanto soprá-las.
  • Respire em sua barriga: A maioria de nós respira incorretamente, especialmente quando estamos em uma situação estressante. Faça com que seu filho pense na barriga como se fosse um balão. Diga-lhes que inspirem profundamente para encher o balão e expirem para esvaziá-lo. Repita este processo simples 5 vezes e observe os efeitos.
  • Conte até 5: No momento em que parece que “não aguenta mais”, peça ao seu filho que feche os olhos e conte até cinco. Esta forma de meditação de 5 segundos oferece ao cérebro a chance de se reinicializar e ser capaz de olhar para uma situação de uma perspectiva diferente. Também dá ao seu filho a chance de pensar antes de agir em uma situação volátil.
  • Conversar sobre isso: Para crianças que são capazes de verbalizar seus sentimentos, falar sobre o que as está incomodando lhes dá a chance de deixar você saber o que está acontecendo enquanto processam por si mesmas. O truque é resistir ao impulso de “consertar” o problema. Seu filho precisa que você ouça e faça perguntas apropriadas, e não dê conselhos não solicitados.
  • Decore uma parede: Não estamos falando de pintura e decoração, mas tachinhas e fotos de revistas ou impressas da internet podem dar ao seu filho a chance de criar arte temporária em grande escala em qualquer espaço. O que importa é o processo criativo, não o resultado final.
  • Crie um quadro de visão: Peça a seu filho que recorte palavras e imagens de revistas que expressem seus interesses, desejos e sonhos. Em seguida, peça-lhes que colem essas imagens e palavras em uma cartolina para exibi-las em sua sala. O processo de criação não apenas permite que eles pensem sobre o que querem da vida, mas exibir coisas que amam lhes dá a oportunidade de se concentrar no que é realmente importante quando estão chateados.
  • Tocar música: A música tem um efeito profundo no humor, no sono, no estresse e na ansiedade. Use uma variedade de estilos musicais para definir o tom em sua casa, carro ou quarto de seu filho.
  • Dê ou receba um abraço de urso: Abraçar permite que seu corpo produza oxitocina, um hormônio que ocorre naturalmente em seu corpo, necessário para o funcionamento do sistema imunológico. Um abraço de 20 segundos não apenas reduz a pressão arterial, aumenta a sensação de bem-estar e reduz os efeitos físicos prejudiciais do estresse, você e seu filho colherão os benefícios!

Gostou dessas dicas? Da próxima vez que seu pequeno estiver ansioso tente alguma delas e veja como logo, logo ele se acalma.

Deixe uma resposta

× Como posso te ajudar?