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O planejamento é indispensável para o êxito de execução de quaisquer práticas dentro da escola.

O objetivo do planejamento pedagógico é o de gerir o tempo, as pessoas, os materiais e o espaço. Dessa forma, é possível saber tudo que será colocado em execução e como, ao longo de todo o ano letivo.

O ato de planejar exige uma percepção apurada da realidade. Ou seja, é necessário conhecer aquilo que se deseja planejar antes de iniciar os procedimentos necessários. No planejamento pedagógico não é diferente. Quais são os objetivos da escola? E os seus valores? O que deseja alcançar? Quem é o seu público? Essas informações possibilitam que o planejamento em si esteja mais conectado com a realidade na qual a instituição está inserida.

Para Libâneo (1994) “o planejamento escolar é uma tarefa docente que inclui tanto a previsão das atividades didáticas em termos de organização e coordenação em face dos objetivos propostos, quanto a sua revisão e adequação no decorrer do processo de ensino”. Portanto, o planejamento de aula é um instrumento essencial para o professor elaborar sua metodologia conforme o objetivo a ser alcançado, tendo que ser criteriosamente adequado para as diferentes turmas, havendo flexibilidade caso necessite de alterações.

De acordo com um artigo publicado na revista Educar da UFPR (Universidade Federal do Paraná), “Planejar, em sentido amplo, é um processo que visa dar respostas a um problema, através do estabelecimento de fins e meios que apontem para a sua superação, para atingir objetivos antes previstos, pensando e prevendo necessariamente o futuro, mas sem desconsiderar as condições do presente e as experiências do passado…”

Também conhecido como planejamento escolar, é resultado da reunião de todo o corpo de educadores, os quais vão decidir em conjunto os rumos dos próximos 200 dias letivos. Em geral, acontece ao longo da semana que antecede o início das aulas e também tem a função corporativa de integrar novos profissionais à cultura organizacional e às práticas educativas estabelecidas na instituição.

Geralmente, no planejamento pedagógico são abordados os seguintes temas:

  • Direcionamentos a respeito da organização e administração escolar;
  • Normas gerais de funcionamento, direitos e deveres de cada membro da comunidade escolar;
  • Atividades coletivas dos professores;
  • Calendário de atividades;
  • Grade de horários;
  • Período de avaliações e sistema avaliativo;
  • Atividades extraclasse, oficinas e projetos adjacentes;
  • Trabalho psicopedagógico, relações interpessoais e parcerias com as famílias;
  • Metas para o ano letivo e estratégias de ação para atingi-las;
  • Avaliação dos projetos realizados no ano anterior;
  • Definição de novos projetos para o presente ano letivo;
  • Temas transversais a serem trabalhados juntamente com o currículo básico;
  • Revisão do projeto político-pedagógico.

Qual é a importância de estabelecer metas no Planejamento Pedagógico?

Se pudéssemos resumir em um único objetivo a importância do planejamento pedagógico, certamente seria “fazer o aluno aprender mais e melhor”. Pelo fato de ir muito além de estabelecer ações para desenvolvimento do conteúdo programático, é por meio do Planejamento Pedagógico que a escola reforça seu papel social, metas e objetivos de formação educacional.

Planejar as ações escolares com antecedência permite um maior controle sobre o trabalho a ser realizado e contribui para a melhoria do processo de ensino e aprendizagem, evitando possíveis problemas que poderiam surgir ao longo do ano ou até mesmo preparando a equipe para enfrentá-los. Alguns pontos relevantes a serem considerados com relação à contribuição que o Planejamento Pedagógico pode oferecer à sua escola incluem a avaliação do ano anterior, a participação da comunidade escolar, o desenvolvimento da instituição e o auxílio aos professores. O planejamento pedagógico abrange diferentes aspectos, além do próprio ensino, como as demandas legislativas, institucionais, curriculares e do mercado, com todos eles interagindo entre si.

O planejamento pedagógico melhora a condição do ensino, racionaliza recursos, e estabelece pressupostos, condições e objetivos a serem alcançados afim de proporcionar maior qualidade ao processo de ensino e aprendizagem.

Fontes:
Revista Educar/UFPR.
Revista Rios/UNIRIOS.
SAE Digital.
Blog Lyceum.
Editora Realize.

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